sexta-feira, 2 de março de 2018

Fórmula: para já, não!

Algumas pessoas ficam espantadas quando afirmo que o Francisco, agora com cinco meses, não toma leite artificial. Outras nem acreditam em mim, devido à constituição do Francisco. O Francis não está nem acima do peso nem abaixo, é um bebé perfeitamente normal e a bebe exclusivamente leite materno. 
Tive alguns problemas nos primeiros dias de vida dele para lhe dar o peito. As primeiras semanas foram bastante dolorosas. Por diversas vezes quis desistir e arranjar outra alternativa para o alimentar mas, felizmente, as enfermeiras do hospital foram bastante rígidas e nunca me deixaram fazê-lo. Deram-me dicas, ensinaram-me a fazê-lo corretamente e a encontrar um ponto de equilíbrio entre mim e o bebé. Com o tempo foi-se tornando mais fácil e tolerável, até chegar ao ponto em que amamentar deixou de ser um sacrifício. Hoje sei que foi o melhor que fizeram pelo Francisco.
Comecei a bombear o leite materno e a dar-lhe biberão sempre que precisava de me ausentar por um período de tempo mais alargado. Tive o receio que ele se habituasse ao biberão e rejeitasse o peito mas felizmente tal não aconteceu. Ainda assim, fiz sempre questão que ele tomasse apenas leite materno - chegando até a congelá-lo, para ter a certeza que nunca lhe faltava quando estive fora. Além disso, como para já tenho leite suficiente e o Francis continua a ganhar peso normalmente, o médico aconselhou-me a não lhe dar fórmula enquanto ele não precisar. 
Confesso que desde que fui mãe me tornei uma pessoa bastante insegura em relação a certos aspetos - principalmente à alimentação do bebé - então deixo-me afectar por certos comentários mais depreciativos que me fazem. Felizmente tenho a sorte de ser acompanhada por um médico muito profissional e por um marido que me tem dado bastante apoio e facilmente me tira os "macaquinhos" da cabeça. O Francis é um bebé feliz e saudável por isso alguma coisa estamos a fazer certo! 


2 comentários:

  1. O importante é que tu e o Francis estejam bem e felizes com as tuas opções.
    Acredito que seja difícil não te deixares afetar pelas opiniões alheias mas continua a tomar as tuas decisões.
    Não existe qualquer outra pessoa no Mundo que ame mais o Francis do que tu, por isso ninguém irá tomar melhores decisões que tu!

    ResponderEliminar
  2. Querida, falar é fácil e muitas pessoas gostam de apontar o dedo para se sentir melhor com elas próprias... O que interessa é que tu e o Francisco estejam bem e saudáveis no geral :)

    ResponderEliminar