segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Amamentar em público: sim ou não?

Hoje fui passear com o Francisco, como já tem sido habitual diariamente. No entanto hoje aconteceu algo que nunca antes aconteceu - o Francis acordou, a meio do passeio, com fome. O que é que eu podia fazer? Tentar ir para casa o mais depressa possível, com a certeza que ele iria a berrar o caminho todo, ou sentar-me num banco do parque e amamentá-lo ali mesmo? Escolhi a segunda opção e, acreditem, não foi o fim do mundo. 
Respeito todas as opiniões, principalmente quando têm fundamento, mas admito não conseguir entender muito bem quem é contra a amamentação em público. Por uma questão de privacidade faço questão de me tapar sempre com uma fralda. Faço-o não só para me resguardar a mim como para evitar constrangimento nas outras pessoas. Acredito que deve existir respeito de ambas as partes e, portanto, a nós mães não nos custa nada usar uma fralda na hora de amamentar. E, acreditem, o Francisco não sufocou nem esteve perto disso, como algumas pessoas fazem crer que pode acontecer.
Há alguns dias eu e o Paulo falamos, muito brevemente, em começar a bombear o leite materno. Para já é a única fonte de alimentação do Francisco e, assim, eu teria mais liberdade para me ausentar por algumas horas - não que eu queira sair de perto dele! No entanto, o pediatra aconselhou a não lhe dar o biberão antes de completar seis semanas, no mínimo, não vá ele deixar de querer o peito. Agora que para mim a pior fase da amamentação já passou, espero eu, não quero que isso aconteça portanto não há pressas. Um passo de cada vez. 


6 comentários:

  1. Não tenho nada contra o facto de muitas mães amamentarem em público. A pessoas que "assistem" é que são púdicas.
    Então a pior fase da amamentação já passou? Fala-nos dela! Referes-te às dores que são ao primeiro puxar do bebé? Toda as mamãs se queixam disso e dizem "bolas, ninguém me aviso que ia doer tanto!!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a amamentação foi extremamente dolorosa nas primeiras duas semanas! No entanto agora já aprendi o "truque" (pelo menos o meu, pois cada caso é um caso) e assim que tiver mais tempo faço um post sobre isso :)

      Eliminar
  2. Estou como tu, não consigo compreender quem é contra. Ainda por cima é um acto tão bonito... :)

    ResponderEliminar
  3. Não encontro qualquer problema na amamentação em publico, pois é algo tão natural. Mas compreendo as várias posições. O que não compreendo é a intenção de impedir que as mães amamentem em publico, devido ao constrangimento alheio. Devemos respeitar a liberdade uns dos outros, esperando sempre que respeitem a nossa e as nossas opções. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Existe tanto acto que uma pessoa pode ser contra, vão logo chocar com algo que é tão natural.Sou sincera ,não compreendo bem essas pessoas,principalmente as querem impedir que a amamentação seja pública?!Estamos em que séc afinal? Mas pronto temos que respeitar.
    Felicidades para vocês os 3 Margarida ;).

    ResponderEliminar
  5. Não sou nada contra, deves fazer o que for melhor para ti e para o teu filho. Não há coisa mais natural do que uma mãe amamentar um filho... Mas queremos ser todos muito modernos e para a frente e isso só nos faz regredir.

    ResponderEliminar