domingo, 19 de novembro de 2017

Problemas de mãe: As Críticas

Aqui há dias, a propósito de algumas fotos por mim partilhadas no Instagram, foi-me colocada a seguinte questão:

"Não achas que o Francisco tem frio com tão pouca roupa vestida e ainda por cima num país onde faz tanto frio?"

A minha resposta foi direta: Não!
A razão é simples. Todas, ou quase todas, as fotografias que partilhei dele foram tiradas dentro de casa. Sim, vivemos num país frio. É mais frio que em Portugal, tanto que por esta altura já se fazem sentir as temperaturas mais negativas. No entanto em minha casa existe uma coisa chamada aquecimento assim como provavelmente deverá existir em casa de toda a gente que me está a ler. Por isso mesmo não sinto necessidade de vestir casacos ao meu filho em casa. Deixo-o andar à vontade e com pouco roupa e ele, além de não dar nenhum sinal de ter frio, demonstra estar mais confortável assim - como é óbvio. Tirar fotos ao meu filho enquanto ele está no chão, a usar apenas uma fralda, não faz de mim uma mãe negligente. Aliás, o nosso pavimento em casa é aquecido. Posso-vos garantir que é uma maravilha andar descalça, no inverno, em cima dele!
Não foi a primeira vez que recebi mensagens do género mas não deixa de me chocar a facilidade com que as pessoas, hoje em dia, apontam o dedo umas às outras. Sou mãe pela primeira vez, já errei e vou voltar a errar com o Francisco. Posso vir a ter dois, três ou mais filhos: nunca vou deixar de cometer erros. Tentamos fazer o melhor pelos nossos filhos mas não somos perfeitas. E, no primeiro filho - falando por experiência própria - existe um medo enorme de falhar, de estar a fazer algo errado e que prejudique de alguma forma o nosso rebento. Muitos em relação a coisas que não têm fundamento mas já bem basta tê-los, não precisamos de mais ninguém a apontar-nos o dedo e, direta ou indiretamente, chamar-nos de "má mãe". Não custa nada de vez em quando tentar ser um pouco altruísta, sim?


Enquanto isso o Francis vai crescendo cada vez mais encantador, dia após dia. ♥ 




5 comentários:

  1. Não ligues a certos comentários, por muito que doam (falar é fácil, eu sei)... Até porque as casas de países nórdicos têm muitas mais condições e são mais "abrigadas" do que as nossas no Sul!

    ResponderEliminar
  2. Publiquei o comentário antes de o terminar... Queria apenas referir também que, por muito que falhes, todas essas falhas serão porque amas o teu filho e queres o melhor para ele. Só isso importa.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente sente-se muito confortável a mandar bitaites sobre como os pais educam os seus filhos. Toda a gente tem concelhos não solicitados, receitas milagrosas e criticas a fazer. Infelizmente isso não é de hoje. Hoje, é que saltam a barreira do digital e entram nas nossas casas sem filtro. O filho é teu e tu fazes aquilo que tu achas que é melhor para ele... faz parte errar! Só ele quando for adolescente é que te depois te podem mandar tudo o que fizeste de errado à cara :P Disso não te livras, é aproveitar enquanto ele é pequenino e podes fazer tudo dele :P

    Ainda por cima o rapaz tá sempre com um ar tão fofo e satisfeito nas fotos, é mesmo vontade de chatear :O

    ResponderEliminar
  4. Eu agora estou a dar a parte de obstetrícia, materna e pediatria na faculdade e posso garantir-te: nunca vi grupo tão julgador como este. As mulheres umas para as outras e as mães em particular. Parece que qualquer pessoa que eduque os filhos de maneira diferente da delas já é uma mãe negligente.

    Uma mãe sabe sempre o que é melhor para o seu filho. E pronto!
    O Francis está um borracho *-*

    ResponderEliminar
  5. O teu filho é a coisa mais doce deste mundo! As pessoas adoram julgar, principalmente outras mães. Cabe-te a ti não ligar. Compreendo o teu medo de mãe e terá sempre, mesmo quando o Francis for adulto. Educa-o e cuida dele da forma que tu achares melhor e ninguém tem o direito de dizer "estás a fazer isso mal!".

    ResponderEliminar